quinta-feira, 10 de julho de 2014

Entrevista Gustavo Mini

Conheci o Mini no chat do antigo portal ZAZ em 1997, falava pouco com ele por lá, mas comecei a acompanhar a banda Walverdes e depois o seu site conector. Vejo nele um resumo da geração anos 90, publicitário e cronista, tem um poder de síntese e conexões entre áreas aparentemente não relacionadas fantástica.

É dele o blog que mais acompanho e que mais exercita os meus neurônios, vai lá é muito bom, não olhe superficialmente, vai fundo vale a pena.

www.oesquema.com.br/conector

1) Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?

A memória musical mais antiga que eu tenho é quando eu tinha entre 3 e 4 anos, não lembro bem, brincando com um Falcon com a gola do macacão levantada, tentando imitar alguma imagem do Elvis da década de 70 que eu provavelmente vi na TV. Depois, tenho a memória dos discos do meu pai, uma mistura de sambas, boleros, muzak e até alguma coisa pontual de rock, como Genesis e Elton John. Dessa época, também me lembro do Raul Seixas cantando Plunct Plact Zum. Em seguida veio a fase do primeiro Rock in Rio e do envolvimento mesmo, das reuniões dançantes à base de rock brasileiro dos anos 80. A banda que eu comecei a levar a sério como fã mesmo acho que foi o The Who, com a coletânea Who's Better Who's Best que o meu amigo Marcos tinha e que eu comprei um igual. Acho que foi o primeiro disco que eu comprei consciente do que estava fazendo.

2) A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?

Eu tive um grupo de amigos entre os 12 e os 15 onde o rock brasileiro e gaúcho dos anos 80 era a marca de identidade. E depois, entre os 17 e os 23, tive um grupo de amigos com quem eu vivi muito intensamente a história do rock alternativo americano: grunge, rap, funk metal. Eu vivi depois uma época muito intensamente a cena da música eletrônica de Porto Alegre com um outro grupo de amigos. Era algo que nem todos os roqueiros curtiam, mas eu pirei muito na onda do Big Beat e do Techno.

IMG_6529

Meus discos com a Walverdes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Walverdes

3) Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?

Me arrependo muito de não ter ido (ou não ter podido ir) no New Order e no Faith No More em Porto Alegre, na década de 80. Show inesquecível tem vários: Ian Brown em Benicassim em 2001, Lou Reed em Nova Iorque em 2008, os dois Mudhoney em Porto Alegre, Jon Spencer em SP, Chico Science tocando o Afrociberdelia no Opinião, Mundo Livre S/A tocando o Carnaval na Obra também no Opinião, os shows da Ultramen no Porto de Elis no início dos anos 90, Raimundos no Opinião em 93 tocando com a camiseta dos Walverdes, a lista é grande...

4) Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?

Holger, Jagwar Ma e Chet Faker. Minha melhor fonte é sempre os amigos.

5) Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?

Legião Urbana, Ira!, Titãs e Paralamas. The Who, The Doors, Led Zeppelin, Jimi Hendrix. Ramones, Nirvana, Mudhoney, Meat Puppets. Hardfloor, Chemical Brothers. Weezer, Teenage Fanclub, Wilco. Nação Zumbi, Mundo Livre S/A. É difícil escolher..

super-fuzz-big-muff

6) Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?

Toco guitarra e bateria. Walverdes é minha banda há 21 anos, mas ajudei a fundar a Tom Bloch e já toquei na Wafers e na Doiseu Mimdoisema também.

7) Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?

Uma ou duas vezes e não gostei. Não gosto de botar som.

8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?

Tocaria bateria numa turnê do Weezer ou do Medeski, Martin & Wood.

9) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver
com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria
de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que
poderia criar uma imagem errada do teu gosto?

Lulu Santos.

10) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que estaria ouvindo hoje e qual realmente está?

Eu não achava que ia ouvir algumas coisas de MPB.

11) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.

Ah... não sei quantos CDs eu tenho. Não são muitos não. Nem livros. k7 eu já me livrei deles. Adoro a biografia Queimando Tudo, do Bob Marley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário